sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Workshop de Ilustração Científica | 10 Nov 2012 | Curia

(Ilustração da autoria de Milene Matos)

WORKSHOP de ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA

10 Nov 2012 
Associação Rota da Bairrada - Curia


A ilustração científica é um tipo de desenho baseado na riqueza e precisão da informação visual. É muito utilizada em desenhos de biologia, medicina e outr
as áreas do conhecimento, com o objetivo de contornar as limitações que a fotografia por vezes apresenta. 
Este workshop será coordenado pela bióloga e ilustradora Milene Matos, que apresentará os conceitos básicos da ilustração científica e uma técnica fundamental – ilustração a grafite. Os participantes terão oportunidade de aprender a produzir ilustrações a grafite passo-a-passo, de forma orientada, adquirindo competências para desenvolver as capacidades de observação e ilustração autonomamente, de futuro. 

PROGRAMA

9h00-13h00
- Receção dos participantes e apresentações.
- Fundamentos da ilustração científica.
- Descrição de algumas técnicas e materiais utilizados em ilustração. Mostra de originais efetuados em diferentes materiais.
- Direitos de autor.
- Conceitos básicos em ilustração: luz, textura, contraste, etc.
- Apresentação da técnica de grafite sobre papel.
- Exploração dos materiais e exercícios para aplicação dos conceitos básicos.

14h00-18h00
- Descrição passo-a-passo da técnica de grafite.
- Da teoria à prática: realização de ilustrações a grafite.


Informações/Inscrições:
geral@livingplace.pt
www.livingplace.pt
961 750 028
916 717 442

Milene Matos - CV resumido
Milene Matos nasceu no Luxemburgo a 17 Julho 1982, onde viveu até aos 10 anos. No ano 2000 terminou o ensino secundário na Escola Secundária de Tondela com distinção e em 2005 licenciou-se em Biologia pela Universidade de Aveiro. Concluiu o seu doutoramento em Biologia, pela mesma Universidade, com apenas 28 anos de idade, tendo investigado os impactos da intensificação agrícola e das atuais práticas silvícolas sobre a biodiversidade, nomeadamente, os Vertebrados. Atualmente encontra-se a realizar um pós-doutoramento em comunicação e divulgação de ciência, desenvolvendo diversas atividades de promoção e educação ambiental na Mata Nacional do Buçaco.
Tem complementado a formação académica com a participação em diversos projetos científicos ou didáticos, e realizando numerosos cursos e ações de formação no âmbito do ambiente e biodiversidade. 
O seu percurso na ilustração científica iniciou-se em 2003, quando realizou os cursos de ilustração científica (técnicas a preto e branco e técnicas a cores) lecionados pelos consagrados e premiados ilustradores Nuno Farinha e Fernando Correia. 
A ilustração científica é uma paixão, mas também uma ferramenta rigorosa que permite ultrapassar as limitações por vezes apresentadas pela fotografia. As ilustrações enriquecem a transmissão de conteúdos científicos, facilitando explicações e criando identidade própria no ensino. 
É co-autora de três livros (“Atlas das Aves Nidificantes do Campus da Universidade de Aveiro”, “Aves da Quinta de São Francisco” e “Duendes na Mata do Bussaco”), cujas ilustrações foram inteiramente da sua responsabilidade. Também no livro “As aves e os eucaliptos da Quinta de São Francisco” a ilustração esteve a seu cargo, assim como a revisão científica. 
Milene Matos conta já com uma exposição individual de ilustração científica [“Os bichos por seu ponto e risco”, que esteve patente na Fábrica - Centro Ciência Viva, em Aveiro, de 19 Novembro 2010 a 19 de Janeiro 2011] e com duas exposições coletivas de ilustração e fotografia de natureza [“Água com Vida”, que esteve patente no Museu da Cidade de Aveiro, de 1 a 30 de Abril 2011 e “Floresta portuguesa: um olhar mais atento” que esteve patente no Museu de Aveiro Santa Joana Princesa, de 17 Novembro a 4 de Dezembro 2011].
As suas ilustrações continuarão a figurar em livros e materiais pedagógicos que estão de momento em preparação. Até ao momento, Milene mantém-se fiel à ilustração clássica, levada a cabo manualmente em técnicas sobre papel, poliéster ou scratchboard.

Sem comentários:

Enviar um comentário